As bolas paradas podem ser uma mina de ouro para o trader preparado.
O estudo da partida e das forças de cada equipa garantem o seu lucro.
Uma das estratégias que foge do trading convencional. Aqui o trader volta à raiz punter tentando apanhar uma grande variação.
Em geral, muitos traders seguem este caminho usando delays, rádios e métodos semelhantes. Outros por seu lado tentam usar o feeling e seu conhecimento sobre as equipas e sobre o futebol a seu favor. O meu foco é mais usar o meu conhecimento sobre futebol e sobre algumas equipas de algumas ligas a meu favor e assim, utilizando as bolas paradas durante o jogo, tentar tirar um bom lucro de um possível golo.
O facto é, e se soubesse que a equipa “X” iria fazer o golo naquela falta perto da área antes de isso acontecer?
Com o trading não precisa prever o futuro, pode simplesmente abrir uma posição a favor da equipa, ou a favor de um ou mais golos, ou contra o adversário. Assim, com um golo naquela jogada terá lucro e caso o golo não surja pode simplesmente fechar a posição.
Cada fecho de posição sem atingir o objetivo gera perdas, uma pequena (ou por vezes grande) parte da stake vai sendo comida por isso, não se pode esperar muito para abrir atacar o mercado numa bola parada, pois o mercado vai cair em cima daquela posição, a grande ideia é tentar controlar os delays e pegar na posição o mais rápido possível. Pois a luta para entrar no mercado é grande. Para sair, pior ainda.
Mais uma vez repito vou apenas dizer como trabalho, como atuo e penso, e isso como sempre digo não é uma verdade absoluta, sou apenas mais um trader a tentar fazer o seu lucro diário.
Resumindo o mercado, abre-se posição quando ocorrer uma bola parada, falta, canto ou lançamento lateral, já explico quando usamos os lançamentos. Mas abrimos a posição sempre na tentativa de apanhar uma grande variação.
Para quem leu lançamentos laterais e ficou abismado, saibam que eu faço um bom lucro com eles, explicarei mais abaixo.
Vamos lá.
Primeiro, estudo o jogo como normalmente, porém com especial atenção às ações especiais. Por exemplo, em que período de tempo do jogo as equipas fazem mais golos. Depois, quais são os métodos mais regulares que as equipas utilizam para marcar. De seguida procuro equipas que marcam muitos golos de bolas paradas, faltas e cantos, vejo quem tem bolas paradas fortes, um bom jogo aéreo, bons batedores de faltas, etc...
Agora vêm os lançamentos laterais, pois lembrem-se que existem equipas com jogadores que disparam lançamentos para dentro da área adversária quando perto da linha de fundo. Gosto de estar atento a isso também. Principalmente quando o jogo vai na segunda parte e começa a aquecer.
Depois de realizar o estudo para cada confronto que penso abordar, tento selecionar apenas o jogo que apresenta mais interesse para este mercado. Algum jogo em que as duas equipas sejam fortes neste aspeto, ou que uma delas seja muito forte nas bolas paradas.
Seguidamente estudo mais de perto os jogadores e as suas peculiaridades. Alguns como Messi, CR7, Neymar, têm potenciais e estilos bem conhecidos, os 3 batem muito bem na bola e são muito fortes nas bolas paradas, o que mais têm em comum? Já me deram muito dinheiro. Existem muitos outros jogadores dos quais, mesmo sabendo do aproveitamento nas bolas paradas, não conhecemos algumas peculiaridades, como por exemplo, distância preferida para cobrança da falta, ou seja, qual a distância a que marca mais golos etc... Consideremos também fatores das próprias equipas, uma equipa forte nas bolas aéreas mas que vem a jogo sem o seu melhor cabeceador ou sem o seu melhor marcador de faltas. Fique sempre atento a estes fatores.
Depois de feita a analise aos melhores batedores e das situações que as equipas mais utilizam para marcar, assim como a situação do plantel que vai entrar em campo, entramos em “campo” com uma estratégia traçada.
Assim tudo se torna mais simples, sentado frente ao computador a ver o jogo, só abro posições quando me parece favorável e fecho-a logo que a jogada termine, dando golo ou não.
Os reds na stake acumulam-se durante o confronto, mas se o estudo for bem feito e conseguirmos aproveitar as boas oportunidades que surjam, conseguiremos sair com bom lucro de cada evento.
Um dos principais erros é praticar este tipo de estratégia sem um estudo aprofundado. Às vezes o trader vai abrir posição numa cobrança de falta qualquer e pode acontecer que aquela nem é a melhor posição para aquele jogador, ou talvez a equipa nem seja assim tão forte em bolas paradas. O que quero dizer, é que para esse tipo de estratégia dar certo, é preciso um estudo aprofundado antes de entrar no evento e bem sei que a maioria dos traders não gosta de estudar estas coisas, ou não sabe como as procurar. Principalmente os iniciantes.
Como já falei, os reds vão acumular-se na stake, isso é normal, acumular demasiados erros é que já foge a esta estratégia, tem que ficar nítido a ideia que não vamos abrir posição numa bola parada qualquer, vamos sempre escolher a dedo, e essa escolha virá do estudo que vamos fazer sobre as equipas antes do evento começar.
Para finalizar devemos sempre optar por jogos que tenham uma forte tendência a ter muitos golos e nesses casos podemos colocar outra estratégia em prática, a de fazer scalping em cada ataque das equipas, mas isso fica para outro artigo.
Tentei usar uma linguagem mais informal neste artigo e tentei ser mais breve, pois costumo escrever demais. Espero que tudo tenha ficado claro e transparente, para qualquer dúvida basta colocarem-na nos comentários.
Abraços!